O que você espera de uma história do Batman?
Alfred falando que Bruce deve parar antes de se machucar? Tensão sexual entre o Batman e a Catwoman? Harvey Dent candidato com a promessa de uma Gotham melhor? Carmine Falcone dominando o crime na cidade? Flashback da morte dos pais de Bruce? O primeiro dos cinco episódios da série da Batman da Telltale conta com tudo isso e joga de forma extremamente segura pela maior parte de suas duas horas de duração, mas ainda assim é muito bom.
Em A Realm of Shadows controlamos tanto o morcegão quanto Bruce Wayne (aqui dublado por Troy Baker, que, diga se de passagem, faz um trabalho muito melhor como Joker ou Harvey Dent), que está lidando com rumores que ameaçam a imagem da família Wayne ao mesmo tempo que ajuda seu amigo Harvey Dent em sua campanha para prefeito de Gotham. O episódio serve mais para nos introduzir ao mundo do Batman e a personagens clássicos como Vickie Vale e Jim Gordon (além dos previamente citados) do que desenvolver a história em si, mas mesmo assim conta com várias cenas e diálogos interessantes tanto no lado do Batman quanto no do Bruce e apresenta mistérios o suficientes para que fiquemos com vontade de jogar os próximos episódios.
Batman segue a fórmula já estabelecida de gameplay da Telltale: Diálogos com “escolhas”, lutas em QTE (muitas delas inclusive) e setores de exploração do cenário, sendo que algumas delas se transformam em cenas de detetive que em muito lembram as de Arkham Origins e são divertidinhas.
Ele também não se difere dos outros jogos da empresa quando se trata de tecnologia. Mesmo rodando em uma suposta versão melhorada da engine da Telltale, o jogo ainda tem umas animações meio zoadas e – apesar de ter rodado bem (e ser bonito pros padrões da desenvolvedora) no meu PC – apresenta problemas em alguns computadores e, nos consoles, além de rodar em 30fps, não possui anti-aliasing e roda em resoluções bem baixas, chegando a ser sub-HD no Xbox One.
Batman: A Realm of Shadows joga seguro e não traz nada de novo para a fórmula Telltale ou Batman, mas ainda assim conseguiu ser o jogo da Telltale que mais me agradou desde The Wolf Among Us. A ambientação e os personagens me conquistaram e agora resta torcer para que a desenvolvedora saiba aproveitar o potencial da série. O primeiro episódio não foi incrível nem nada, mas não ficaria surpreso se os próximos episódios forem.